

Yo No Tengo
Donde Estar
Cía Traspuesto y Diablo Rojo
[CHILE] M
Duração 45'
SINOPSE
Yo No Tengo Dónde Estar é uma performance criada pelo duo Traspuesto & Diablo Rojo, a partir da canção El Gavilán da importante folclorista e compositora chilena Violeta Parra. A obra funde teatro, dança, música e desenho ao vivo, proporcionando uma experiência imersiva única. Leva o público numa viagem emocional que explora temas universais como o amor, a perda e a identidade.
Nesta proposta, a linha torna-se um vetor que traça a música em movimento. Através do desenho, o som é representado visualmente, capturando ritmo e melodia em cada traço. Este processo transforma a imagem numa manifestação do corpo como instrumento, rompendo as fronteiras entre disciplinas artísticas.
A performance propõe a criação de um tempo ritual, onde a interpretação de El Gavilán atua como motor emocional, conectando o público a um espaço de reflexão coletiva. Com uma encenação hipnótica, Yo No Tengo Dónde Estar convida a questionar os limites da linguagem artística e a experimentar as múltiplas formas como corpo, som e imagem se entrelaçam, dando vida a novas expressões da existência humana.
FICHA TÉCNICA
Obra co-criada por Felipe Alarcón
e Pablo De La Fuente
Música Felipe Alarcón (Traspuesto)
Desenho ao vivo Pablo De La Fuente (Diablo Rojo)
Técnica Vicente Morales
Desenho de espaço e luz Pablo De La Fuente