
>>No Limite da dor
Em cena desde 2014, o espectáculo “No Limite da Dor” continua a reunir uma crítica bastante favorável, sendo consensual o seu valor não só enquanto criação artística, mas sobretudo quanto ao seu elevadíssimo valor histórico e cultural.
A peça, baseada no programa de rádio da Antena 1 de Ana Aranha, e no livro com o mesmo nome de Carlos Ademar, recorda os tempos de ditadura e dos interrogatórios levados a cabo pela PIDE, através de testemunhos reais de quatro portugueses que viveram esses tempos de terror.
Na sua última digressão, a Lendias d'Encantar levou "No Limite da Dor" até à América Central, o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e apresentou-se no México (Mérida), nas Honduras (Tegucigalpa), na Nicarágua (Managua), El Salvador e na Costa Rica (San José).
Com encenação do cubano Julio César Ramirez, esta produção continua disponível para apresentações.
Para mais informações ou contratação, contacte-nos!
SINOPSE
Quatro história que se entrelaçam numa peça que traz aos espectadores de hoje, a experiência vivida por muitos portugueses às mãos da PIDE, durante os anos da ditadura. Uma profunda reflexão sobre resistência, o medo, a humilhação, a dor e a dignidade do ser humano - esta é a proposta que fazemos ao espectador de hoje, às novas gerações que provavelmente terão dificuldade em compreender a sua real dimensão.
Duas mulheres e dois homens: Georgina, Luís, Conceição e Domingos, transitam durante setenta e cinco minutos ante os nossos olhos, mas não são personagens teatrais, são personagens reais que testemunham através da emoção e da técnica de um grupo de atores, experiências por eles vividas e que nos chamam a atenção para a importância dos ideais, das convicções e da família.
No Limite da Dor é uma peça que colocamos nas mãos do espectador actual, sobretudo pela importância de dar a conhecer e suscitar o debate, sobre as situações colocadas pelas personagens. São, sem dúvida dados importantes para que possamos preservar uma memória colectiva, sobre acontecimentos tão dramáticos vividos pelo povo Português.
Estrutura Financiada pela DGArtes / Governo de Portugal
Duração 60 minutos
Classificação Etária M12
FICHA TÉCNICA
A partir do Livro "No Limite da Dor" de Ana Aranha e Carlos Ademar // Encenação Julio César Ramirez // Interpretação António Revez // Cenografia Julio César Ramirez // Figurinos, Grafismo e Fotografia Ana Rodrigues // Banda Sonora João Nunes e participação de Fernando Pardal // Desenho de Luz e Sonoplastia Ivan Castro // Operação de Luz e Som Ivan Castro // Construção de Cenário Ana Rodrigues e Ivan Castro / Produção Lendias d'Encantar