top of page

Apresentamos-vos a única publicação periódica sobre e para o teatro que congrega em si todo o espaço ibero-americano. A ESCENARIOS surge, naturalmente, do percurso da Companhia de Teatro Lendias d’Encantar (LdE), da sua participação em Festivais Internacionais de Teatro como entidade programadora e também pela grande digressão pelo espaço Ibero americano, que nos últimos 3 anos, tem vindo a realizar. A actividade profissional e a afinidade de intenções levaram-nos a estabelecer contacto com actores, encenadores, teóricos, dramaturgos e programadores de diversos países, e juntos, sentimos a necessidade de criar esta publicação.

Após a produção de uma edição perfeitamente experimental, à qual chamámos nº zero, alinhámos propósitos, afinámos ideias e iniciámos o processo da concretização da edição nº um, a sair na segunda quinzena do mês de Junho.

Abaixo deixamos, numa escrita bilingue, a apresentação de cada uma das secções que constroem a ESCENARIOS.

ENSAYO E PENSAMIENTO

Esta é a seção com que abrimos a Escenarios. O conteúdo remete para o conceito de ensaio. Ensaio teatral e ensaio social dentro do palco. Também debate uma filosofia que deve ser descoberta e permanecer no teatro. Existe uma intenção ética, uma pesquisa em torno dos princípios éticos, sociais, políticos e culturais que a arte teatral contém. Até três ensaios podem ser publicados dependendo de sua extensão.

 

PANORAMA

Esta sección debe caracterizarse por su actualidad. Es el pulso del teatro que se hace en iberoamerica. En PANORAMA, podemos tener cronicas de festivales, reseñas de eventos teóricos, actividad de grupos y compañias teatrales. La sección puede tener hasta cinco trabajos en dependencia de su extensión.

 

 

LA MEMORIA DEL TIEMPO

Sabemos que la perdida de la memoria es uno de los graves problemas que ataca a las sociedades actuales. Las jóvenes generaciones pierden cada vez más el rumbo y la obra de sus antecesores. En LA MEMORIA DEL TIEMPO, pretendemos dar fe de la obra de los hombres y mujeres de nuestro teatro, hay muchos y todos ellos con una vasta obra y también con una presencia muy activa en el plano tanto teórico como práctico. Los trabajos que aquí se publican van desde un ensayo, un testimonio, hasta una crónica.

PROTAGONISTAS

Aqui falamos das pessoas que fazem teatro: atores, diretores, dramaturgos, técnicos, produtores de relevância na esfera ibero-americana. Geralmente são duas entrevistas, ainda que possa, em alternativa, surgir um perfil do protagonista, escrito para esse fim.

ATAJOS

O teatro, de uma forma geral, tem-se caracterizado pelos múltiplos caminhos ou processos de atingir um fim. Pensámos em atalhos, porque é um caminho mais rápido para atingir um objectivo. Nos nossos ATAJOS teatrais, revelamos processos de trabalho, correntes teatrais, intenções de projetos que podem definir princípios de vanguarda no cenário ibero-americano.

 

DE LA CRITICA

Crítica teatral pura. Pueden ser publicados varios trabajos en la sección. Su estado ideal sería la publicación de críticas que establecieran un debate con diversos puntos de vistas. Esa es una aspiración dentro de la publicación.

 

DIDASCALIAS

É o puro noticiário teatral. Ibero-americano, pois claro! 

bottom of page