Julio César Ramirez<<
Julio Cesar Ramirez nasceu a 19 de Setembro de 1965 em Sancti-Spiritus (Cuba). Começa a trabalhar como actor aos nove anos. Em 1981 é seleccionado para a Escuela Nacional de Instructores de Arte. Em 1984, transfere-se para a Escuela Nacional de Teatro que termina no ano seguinte, tendo sido seleccionado para continuar os seus estudos no Instituto Superior de Arte, na especialização de actuação. Em 1987 faz parte do elenco do Teatro Juvenil Pinos Nuevos de la Isla de la Juventud como actor e director artístico.
Em 1990 funda o Grupo Teatro D’Dos em Sancti-Spiritus. Em 1992 o grupo transfere-se para Caimito del Guayabal em Havana e funda a Casa del Teatrista Habanero, projecto responsável por promover o teatro nos dezanove municípios dessa província. Cria eventos como Teatrales de Invierno, participa na investigação e escreve a obra teatral sobre o músico mexicano Juventino Rosas quando este viveu em Cuba. Este projecto foi apoiado pelo Governo do Estado de Guanajuato (México) e pela UNEAC.
Em 1997 o Grupo Teatro D’Dos instala-se numa pequena sala no centro histórico de Havana, o itinerário final de uma experiência de 10 anos em várias regiões da ilha onde desenvolveu um amplo trabalho comunitário. Estreou cerca de trinta peças de teatro, tendo conquistado importantes prémios e reconhecimentos dos mais importantes festivais e eventos do seu país.
Desde 2003 colabora como encenador com a Lendias d’Encantar, sendo actualmente o seu co-director artístico.