FITA 2021 // 29 abril a 08 DE Maio

O FITA foi lançado em 2014, pela Lendias d'Encantar, ano em que decorreu apenas em duas cidades do Alentejo. Após sete edições em verdadeiro "crescendum", hoje é promovido em mais de 10 localidades da região, sendo já o maior evento do género do sul do país. Desde 2018, o FITA integra duas redes internacionais de festivas ibero-americanos, juntamente com outros 52 festivais de todo o mundo.

 

Tem um cariz profundamente ibero-americano, com uma direcção artística ecléctica e trazendo todos os anos a Portugal companhias profissionais de teatro de dezenas de países daquela área geográfica.

Além do crescimento em território e em número de público participante, em 2020 foi considerado evento Premium pelo Turismo do Alentejo, confirmando a sua importância também ao nível da economia da região, sendo evidente o seu contributo directo e indirecto para o tecido empresarial do Alentejo.

 

Apesar de acontecer maioritariamente a sul do Tejo (abrangendo todo o Alentejo, desde o alto ao baixo, litoral e interior), a sua intervenção ultrapassa em muito o território nacional, como provam as acções de promoção e captação de públicos desenvolvidas em 2019 em Espanha, Cuba, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e República Dominicana. Anualmente, a Lendias d'Encantar faz deslocar uma equipa a diversos países do espaço ibero-americano, no intuito de contratação de companhias de teatro estrangeiras, mas também de captação de públicos, sendo já também evidente a presença de público estrangeiro nos espectáculos promovidos no âmbito do FITA.

 

A importância de um festival como o FITA é também confirmada pelo apoio consecutivo de entidades como a DGArtes, órgãos de comunicação social nacional e até altos patrocínios, que conferem um estatuto bastante relevante ao Festival Internacional de Teatro do Alentejo.

BARRA_logos_fita2021.png