>>A mina

Apresentação, pela primeira vez ao publico da peça de teatro "A Mina" pelo grupo Lendias d'Encantar e atores amadores de Aljustrel. A Mina", traduzida em português por Isabel Galope, é uma peça de teatro que tem como cenário as minas de Aljustrel. Trata da luta dos mineiros por mais segurança e melhores condições de trabalho. Nesta obra, diferentes histórias de amor são entrelaçadas e revela-se como o difícil trabalho dos mineiros afeta as suas vidas pessoais. Apesar de inspirada em histórias verídicas, a peça é uma obra de ficção, Amaranta Osorio, escritora, dramaturga, atriz e produtora mexicana, com trabalho realizado e traduzido em vários países, foi distinguida com importantes prémios. Escreveu "La Mina" em Maio de 2022, durante a residência de escrita das Lendias d'Encantar na Casa das Artes de Aljustrel.

A encenação é de Julio César Ramírez, ator e promotor teatral cubano. Criador do Grupo Teatro D'Dos, estreou cerca de trinta peças de teatro, tendo conquistado importantes prémios e reconhecimentos dos mais importantes festivais e eventos do seu país. Desde 2003 é encenador no grupo Lendias d'Encantar, sendo atualmente o seu co-director artístico.

Tempo de Espetáculo: 60 minutos

Estrutura Financiada pela Direção-Geral das Artes / Governo de Portugal

Ficha Artística e Técnica:

Texto Amaranta Osorio // Direção e Proposta Cénica Julio César Ramírez // Assistente de Direção Inês Romão // Elenco Clara Cunha, Henrique Gil, Tito Oliva Godinho, Marta Almeida, Ângela Santos // Direção de Arte Ana Rodrigues // Direção Técnica Ivan Castro // Produção Executiva Vítor Alegria // Assistentes de Produção Inês Minor // Apoio à produção Isabel Galope, Manuel Camacho // Organização Comissão de Aljustrelenses // Apoios Sindicato Trabalhadores da Indústria Mineira, Município de Aljustrel, ALMINA, US Beja - União dos Sindicatos de Beja, CGTP - Intersindical Nacional, FIEQUIMETAL, Câmara Municipal de Beja, Junta de Freguesia de Aljustrel, Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, Junta de Freguesia de Vila da Messejana, Junta de Freguesia de S. João de Negrilhos, Junta de Freguesia de Ervidel, STAL - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, Festa Avante, URAP - União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, Museu de Aljustrel e TLA - Rádio Aljustrel // Media Partner Diário do Alentejo e Rádio Voz da Planície